7 dicas de equipes remotas de sucesso

19/03/2020

Muitas empresas têm pressionado a idéia do trabalho remoto. Alguns líderes, no entanto, temem que a produtividade e a responsabilidade possam sofrer por causa disso. Porém, a recente escassez de trabalhadores, juntamente com os tempos de deslocamento cada vez maiores, tornam a opção do trabalho remoto mais atraente todos os dias. Se isso não for suficiente, a atual pandemia do COVID-19 forçou muitas empresas a deixar os funcionários ficarem remotos.

As dúvidas sobre o trabalho remoto variam da produtividade à alienação da equipe. Os trabalhadores também têm suas próprias reservas sobre o trabalho em casa: o potencial para tarefas domésticas adicionais, febre na cabine, medo de perder notícias importantes sobre o trabalho, etc.
 
Com tudo isso dito, existem maneiras de contornar esses obstáculos. Com as ferramentas certas e uma atitude positiva, o trabalho remoto não deve ser um problema para nenhum negócio. A Inconnect, por exemplo, oferece opções de trabalho em casa há algum tempo. Também temos equipes em vários locais, o que nos forçou a promover um ambiente colaborativo em distâncias físicas.
 
Embora possa levar tempo para implementar e refinar, ter as ferramentas e políticas corretas em prática pode facilitar a introdução de uma política de trabalho remoto. Aqui estão algumas maneiras de torná-lo o mais simples possível.
 
Uma política abrangente de trabalho remoto é fundamental.
Uma política formal de trabalho remoto ajuda a garantir que todos estejam na mesma página sobre como o trabalho deve prosseguir e como os funcionários devem se comunicar e colaborar. Quando todos estão fora do escritório, não há visibilidade sobre quem está fazendo o quê e quem precisa de ajuda. Dessa forma, lembre-se de algumas coisas ao criar sua política:
 
  • Qual o horário de seu trabalho? Os trabalhadores precisam trabalhar em horários específicos ou podem trabalhar a qualquer momento?
  • O que os funcionários precisam para criar um escritório em casa apropriado?
  • Você tem algum requisito de conformidade? Algum funcionário precisará de uma VPN para acessar ferramentas críticas (por exemplo, CRM, bancos de dados confidenciais, etc.).
  • Quais são os seus requisitos gerais de segurança?
  • Quais são suas regras e diretrizes para gerenciar a família durante o horário de trabalho?
  • Com relação ao suporte remoto de TI, como os funcionários devem entrar em contato quando têm um problema que precisa ser resolvido?

 

Equipe sua equipe com as ferramentas certas.
Muitas ferramentas baseadas na nuvem foram criadas com o trabalho remoto em mente e certamente facilitarão a transição. O Office 365 e o Microsoft 365 estão no topo da lista quando se trata de produtividade remota. Com todos os aplicativos do pacote Office que conhecemos e amamos, além de ferramentas de colaboração como Microsoft Teams e OneDrive para armazenamento em nuvem, os funcionários ainda podem trabalhar, se comunicar e colaborar perfeitamente em locais separados.
 
 
Facilitar o trabalho em equipe.
Ferramentas de colaboração e produtividade não são as únicas coisas necessárias para criar um bom ambiente de trabalho para equipes remotas. Você também deve garantir uma boa estratégia de comunicação e permitir que sua equipe trabalhe em conjunto, apesar de não estar na mesma sala.
 

1. Faça valer as reuniões online

  • As reuniões devem ser sobre propósitos e pessoas. Verifique se o objetivo da sua reunião é claro e se os convidados são os corretos. Lembre-se, você não pode simplesmente espreitar uma partição para pedir ao seu colega para participar de uma chamada.
  • Use as ferramentas certas. Existem muitos disponíveis que facilitam as reuniões remotas, como o Microsoft Teams. Saiba mais sobre a arte do trabalho em equipe com a Microsoft.
  • Use os recursos de bate-papo de suas ferramentas de comunicação para compartilhar documentos relevantes para a reunião.
  • Se puder, grave a reunião para quem perdeu, ou apenas no caso de precisar revisá-la mais tarde.
 
2. Usar vídeo
  • Ver os rostos de todos durante uma reunião ajuda a transmitir mensagens e garante que todos entendam o que está sendo discutido. Dica profissional: se você não quiser que todos vejam os pôsteres em seu escritório em casa ou seus livros de terror favoritos nas prateleiras atrás de você, use o recurso de desfoque de fundo no Microsoft Teams.

 

3. Seja inclusivo
  • Nem todo mundo se sente confortável em reuniões on-line, mas a opinião de todos conta.
  • Não deixe de pedir a opinião de todos, especialmente aqueles de quem você não teve notícias durante a reunião.
 
4. Tomar notas e acompanhar
  • Verifique se há um anotador designado para a reunião e se todas as anotações são compartilhadas no final.
  • Se você estiver usando o Microsoft Teams, poderá compartilhar anotações diretamente no canal da reunião posteriormente para garantir que todos tenham a mesma versão.
  • Planeje reuniões curtas de acompanhamento para rastrear itens de ação. Você não encontrará colegas na máquina de café ou no refrigerador de água; portanto, é necessário criar um espaço para discutir o progresso e quaisquer problemas que atrasem o trabalho.
 
5. Use um aplicativo de gerenciamento de projetos
  • Existem muitos aplicativos baseados em nuvem disponíveis para ajudá-lo a acompanhar vários projetos nos quais sua equipe está trabalhando.
  • Encontre um que funcione bem para sua equipe e seja disciplinado com seu uso.
 
6. Exercite a disciplina do status do trabalho
  • Você conhece esses pequenos indicadores em aplicativos de colaboração que informam se alguém está disponível ou não? Eles podem fazer um mundo de diferença!
  • Se você precisa trabalhar em um projeto com a cabeça baixa, coloque-se em Não perturbe. Se você vir alguém com o status Não perturbe, respeite as necessidades do seu colega. Isso promoverá o mesmo clima de responsabilidade e respeito que você veria no escritório.
 
7. Use (mas não abuse!) GIFs
  • Muitas ferramentas de comunicação permitem usar GIFs para responder a mensagens. Eles são ótimos para manter a atmosfera leve e descontraída. Para a  S ele rweb  comercialização equipe, um filhote de cachorro  GIF  trará sol na maioria dos dias chuvosos.
  • Mas cuidado com os abusos e com os colegas de trabalho
 
Dica bônus: trabalhe na melhoria contínua
Se você está em quarentena devido a uma crise de saúde, seu local de trabalho está fechado ou você é um trabalhador remoto regular, você sempre pode tirar o melhor proveito da situação. Use seu tempo fora de um escritório ocupado para se concentrar e usar suas várias ferramentas para estar presente com sua equipe o tempo todo. Há também mais ótimas dicas disponíveis na web sobre como as pessoas podem permanecer produtivas enquanto trabalham em casa.
Com paciência e perseverança, o trabalho remoto pode ser tão produtivo e poderoso quanto trabalhar juntos na mesma sala.
 
Fonte: Sherweb

Veja os últimos artigos...



Cadastre-se para receber novidades!